terça-feira, 7 de outubro de 2014

Nem todos somos iguais (ufa..ainda bem né?), e cada um tem seu tempo, sua forma de encarar a vida e as situações que vão surgindo nela.
Saber que você têm uma batalha pra enfrentar pode causar inúmeras reações. Não vou dar conselhos, mas quero deixar aqui algumas dicas que acho bem legais pra ajudar a encarar essa tempestade.

- Se dê um tempo pra pensar: 
Eu sei que na luta contra o câncer o tempo é uma bomba relógio, mas até mesmo pra desarmar uma bomba é preciso parar pra pensar. Então se dê um tempo, sente, respire, organize seus pensamentos, porque sair sem rumo, sem saber qual será o próximo passo te deixará ainda mais frustada e tenho certeza que esse não é o momento de acumular incertezas.

-Coloque pra fora:
Nesse momento somos tomadas por uma mistura de sentimentos e reprimi-los é ainda pior, coloque pra fora esses sentimentos que vão surgindo sejam eles raiva, medo, esperança, felicidade.

-Se ame:
Quando descobri o meu tumor uma psicologa me disse "agora é o momento de mostrar o quanto você se ama", me deu uma vontade louca de mandar ela a "pqp". Mas depois parei pra pensar e vi que ela tinha toda razão, eu precisava me amar, amar minha vida pra lutar contra ele. Precisava me amar pra vencer e continuar ao lado das pessoas que eu amo e que me amam também!

- Não se culpe:
Ninguém tem câncer por castigo, por que guarda mágoas, comeu coisas erradas, não amamentou ou porque não fez exercícios.
Essa não é a hora de procurar culpados essa é a hora de procurar ajuda, se informar, e lutar pela vida.

-Se deixe ajudar:
Você não precisa ser uma rocha pra estar sempre firme, forte e sozinha. Permita que sua família e seu amigos a ajudem, saber que pode contar com alguém é sempre tão bom. As vezes a ajuda pode ser alguém que escute quando tiver vontade de falar, alguém que segure a sua mão num momento difícil.

- Pergunte ao seu médico:
Não tenha vergonha de parecer boba, questione sobre os riscos, alternativas, se não entender alguma palavra pergunte o que significa (afinal são tantas palavras novas que até então não faziam parte do seu dia a dia), peça pra repetir quando achar necessário. Se tiver medo de esquecer anote as perguntas e leve no dia da consulta. Participar ativamente do seu tratamento ajuda muito.

-Aproveite seus dias:
O câncer é como um elefante na sala. As vezes é preciso dar um tapinha nas costas enormes dele e dizer: Desculpa ai, elefante, mas vou ao clube, vou ao cinema,vou a uma festa, vou passear com meus filhos...a gente conversa quando eu voltar, agora eu vou sair e me divertir.

-Você é mais forte que o câncer:
Você pode ser uma pessoa com câncer, mas ainda é mulher, mãe, filha, profissional e amiga e precisa saber que é mais forte que seus medos.

Um comentário:

Obrigado pelo comentário!